Nós queremos desejar felicidades a todas as mulheres. Não é tabu o sofrimento com o machismo mas queremos através de uma breve história contar nossa oponião sobre a luta das mulheres que acreditamos ser a de todos os trabalhadores.
Este dia está relacionado a um movimento das mulheres trabalhadoras no século passado que organizaram protestos, passeatas e greves exigindo melhores salários e condição de trabalho. E por exigirem o mínimo de condições para o seu bem estar tiveram que pagar com a vida: foram queimadas dentro da fábrica onde trabalhavam. Foram 140 costureiras mortas...
Como vemos, a luta das mulheres não se limita aos homens. Não é uma questão de sexo contra sexo mas de classe contra classe. Assim surgiu o 8 de março, o dia internacional da mulher. Se partimos para a realidade mais próxima, a puoco fiz com companheiros de luta uma panfletagem na empresa Guadalarrara em Teresina. Soubemos que ali pelo menos 20 mulheres - a maioria costureiras - eram demitidas por dia e quem as demitia era uma MULHER, a dona da empresa, filha do empresário Claudino. Algumas que recebiam nossos panfletos em que defendímos os empregos para nos salvar da crise econômica exigindo de Lula uma MP proibindo demições diziam apenas: Vocês chegaram tarde demais, acabei de ser demitida. Contavam que eram elas quem sustentava a família, que tinham um filho doente... mas agora não tinham emprego.
Cremos que as mulheres devem confiar na sua força para conquistar direitos.
Que este 8 de março seja dia de luta, como o das mulheres que foram queimadas nos EUA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário